2019
Na segunda edição do Projeto de Ação Social da SBH na Alemanha, aproximadamente 160 alunos do Colégio Cruzeiro experimentaram a alegria de compartilhar solidariedade e ajuda ao próximo em cinco cidades da Alemanha: Köln, München, Nürnberg, Stuttgart e Tübingen.
● Köln
A instituição visitada foi a Bethanien Kinderdorf. No local, 114 crianças que, por vários motivos, não podem mais morar com seus pais biológicos são cuidadas. Lá, crianças e jovens encontram um lar amoroso e familiar, além de apoio profissional.
A visita dos alunos do Colégio Cruzeiro consistiu na participação de atividades recreativas com as crianças e jovens que residem na instituição.
● München
A instituição visitada foi a SOS Kinderdorf, que desde a sua fundação em 1955, tem se transformado continuamente em uma agência de bem-estar juvenil estabelecida em todo o país com uma ampla gama de serviços. Busca possibilitar condições de vida positivas para jovens desfavorecidos e suas famílias.
Durante a visita, os alunos do Colégio Cruzeiro participaram de atividades culturais, recreativas e esportivas com as crianças da instituição.
● Nürnberg
A visita ocorreu na SOS Kinderdorf, uma comunidade de juventude em Nürnberg, existente aproximadamente há 40 anos, que tem por objetivo apoiar e acompanhar os jovens no seu caminho para se tornarem independentes. Na comunidade, há uma estreita cooperação entre as diferentes áreas, para que juntos possam oferecer as melhores perspectivas possíveis para as crianças e os jovens que lhes são confiados.
Durante a visita, os alunos do Colégio Cruzeiro participaram de atividades culturais e recreativas com idosos.
● Stuttgart
A instituição visitada foi a Kirschgarten - ein Garten für Kinder: associação que gere e mantém uma horta comunitária para promover atividades de sustentabilidade, nutrição saudável e conscientização ambiental com crianças.
Além de visitar a horta, o grupo de estudantes do Colégio Cruzeiro fez uma visita oficial à Prefeitura de Stuttgart.
● Tübingen
Em Tübingen, a visita aconteceu a KBF Sozialarbeit, uma instituição que promove convívio social entre idosos e desenvolve atividades como terapia ocupacional, culinária e caminhadas. Os participantes passam o dia no local e, em seguida, retornam a suas residências pessoais.
Durante a visita, os alunos do Colégio Cruzeiro promoveram atividades recreativas, como rodas de conversa, leituras de poemas e apresentações musicais.
Depoimentos
"Primeiramente levaremos em conta que eu, Lucas Cupolillo, nunca havia participado de alguma atividade social com crianças. Sempre achei que não teria paciência... Assim que cheguei, pensei que não gostaria, porém o sorriso cativante dos meninos e meninas mexeu com o meu coração. A energia que eles passaram foi inigualável. O tempo que passei ali me marcou fortemente. Brincar com eles e reviver a minha infância que já se passou... Não tenho palavras. A sensação foi tão gratificante que gostaria de voltar para revê-los. Com certeza esse lugar é para ficar guardado no coração."
Lucas Cupolillo Victor, ficou em Köln
"Na Ação Social de Tübingen, nós tivemos a oportunidade de visitar um asilo e passar um tempo com os idosos. Além de ser uma experiência engrandecedora pelo trabalho voluntário em si, por ser na Alemanha, também pudemos ver as diferenças culturais, treinar nosso alemão e perceber como os idosos são tratados bem naquele lugar. O respeito e a valorização daquelas pessoas com certeza é algo que todos nós queremos trazer para o nosso país... Compartilhar aqueles momentos com os idosos foi algo que eu nunca vou esquecer e agradeço à Ação Social por nos proporcionar isso."
Ana Clara Macedo Jaccoud, ficou em Tübingen
"Em Colônia, nós tivemos a oportunidade de visitar um orfanato, Bethanien Kinderdorf. Lá, o grupo se dividiu: uma parte ficou jogando vôlei e outra ficou no futebol. Eu fiquei no futebol e pude acompanhar o espírito amigável e carinhoso que as crianças tinham. Foi inspirador... Todas as crianças foram marcantes e, diferentemente do que todos falam dos alemães, dava para sentir que o grupo criou laços com a gente (do Colégio), já que, na primeira semana quando estávamos indo embora, eles pediram para voltarmos na semana seguinte... Todos nós saímos de lá com uma mistura de saudade, tristeza e amor como sentimento. E, por isso tudo, tenho certeza que, por mais que as crianças não lembrem mais da gente, sempre lembraremos deles!"