Prêmio Prudential Espírito Comunitário

Prêmio Prudential Espírito Comunitário

O Prêmio Prudential Espírito Comunitário reconhece as iniciativas voluntárias que mudam o mundo. Os vencedores do Brasil podem representar o país em Washington, EUA, ao lado de aproximadamente 120 estudantes voluntários.

Anualmente, 30 jovens da região metropolitana do Rio de Janeiro, de 14 a 19 anos, que desenvolveram iniciativas cidadãs, contribuindo para a melhoria de vida das suas comunidades, são premiados pela seguradora.

Dentre as edições já realizadas, o Colégio Cruzeiro teve suas iniciativas selecionadas entre os finalistas em 2015, 2017 e 2018.

Manuela Bissoli Gomes

Desde pequena, Manuela sentia que precisava ajudar pessoas. Ao entrar no Ensino Médio, decidiu procurar uma ONG e encontrou, no projeto “Curta a Praça”, a oportunidade que precisava para praticar o bem. A iniciativa busca revitalizar a Praça da Cruz Vermelha, no centro do Rio de Janeiro, e levar dignidade às pessoas em situação de rua que moram no local. Como voluntária, Manuela ajuda a organizar eventos e a arrecadar doações. Além de receber roupas e alimentos, os moradores de rua contam com a ajuda eventual de profissionais que apoiam a causa, como médicos e cabeleireiros.

A Prudential do Brasil realizou em 2018 a quarta edição do Prêmio Prudential Espírito Comunitário e, para nosso orgulho, a aluna e o Projeto Curta a Praça ficaram entre os dez primeiros colocados, destacando-se entre os 1.076 projetos inscritos.

Em 2017, o Colégio Cruzeiro contou com três alunos entre os 30 finalistas:

Ana Luiza Oliveira

Ex-participante do núcleo Liderança Comunitária, Ana Luiza atuou na Creche do Hospital Curupaiti, uma das instituições parceiras do Projeto de Ação Social. Com o apoio do Colégio, ela reuniu um grupo de pais e alunos para visitar a creche aos finais de semana.

Laura Martins Bergara

Ex-participante do núcleo Reforço Escolar, Laura desenvolveu seu trabalho voluntário planejando e dando aulas de reforço escolar em português e matemática para 20 crianças no Instituto Presbiteriano Álvaro Reis de Assistência à Criança e ao Adolescente (INPAR), utilizando exercícios e jogos didáticos. Além dessa atividade, Laura também ajudou na arrecadação de alimentos, material didático e roupas para crianças da instituição apoiada.

Pedro Gabriel Campana

Ex-participante do núcleo Liderança Comunitária, Pedro participou ativamente do Curta a Praça, projeto de revitalização da Praça da Cruz Vermelha, localizada no Centro do Rio de Janeiro, realizando eventos, mutirões de lixo e distribuindo lanches. Ele também atuou como voluntário no entretenimento para pacientes que ficam à espera de atendimento em um hospital na região.

Alunos são finalistas do Prêmio Prudential


Os alunos Ana Luiza de Oliveira e Laura Bergara, da unidade Jacarepaguá, e Pedro Campana, da unidade Centro, estão entre os finalistas do Prêmio Prudential Espírito Comunitário, que reconhece as iniciativas voluntárias de jovens da região metropolitana do Rio de Janeiro, de 14 a 19 anos. Os três participam do projeto de Ação Social do Colégio Cruzeiro, instituição mantida pela Sociedade de Beneficência Humboldt.


Em sua terceira edição, este ano o Prêmio Prudential vai premiar, no dia 7 de dezembro, 30 jovens que desenvolveram iniciativas cidadãs, contribuindo para a melhoria de vida das suas comunidades. Os vencedores do Brasil podem representar o país em Washington, EUA, ao lado de aproximadamente 120 estudantes voluntários.


Antes da cerimônia de premiação, os jovens participaram de um encontro de integração com atividades em grupo, quando puderam conhecer as iniciativas dos outros finalistas.


Ana Luiza de Oliveira, da turma 202 de Jacarepaguá, que atua na Creche no Hospital Curupaiti. Ana, que participa da Ação Social há dois anos, é responsável pela organização, recreação e alimentação das crianças, junto com outros estudantes do Ensino Médio e pais de alunos. Ana Luiza ressalta que gosta de participar do projeto: "meus pais me incentivam muito e faço questão de ir, porque sei o quanto faz diferença para quem está recebendo as doações e, acima de tudo, o carinho e a atenção. Eu procuro recrutar voluntários, porque a ajuda pode ser direta ou indireta, por meio de doações por exemplo", comenta.


O trabalho voluntário de Laura Bergara, da turma 102 de Jacarepaguá, consiste em planejar e dar aulas de reforço escolar em Língua Portuguesa e Matemática no Instituto Presbiteriano Álvaro Reis de Assistência à Criança e ao Adolescente (INPAR), por meio de exercícios e jogos didáticos para 20 crianças. Além desse apoio nos estudos e de identificar a necessidade de cada uma, Laura também ajuda na arrecadação de alimentos, material didático e roupas. "Eu tenho muito prazer em fazer esse trabalho e incentivo meus colegas a participarem também, porque para nós é pouco, mas para quem recebe é muito e faz toda a diferença", disse a aluna.


Pedro Campana, da turma 202 do Centro, participa do projeto de revitalização cultural da Praça da Cruz Vermelha. Com o "Curta a Praça", realiza apresentações musicais, mutirões de lixo e distribuição de lanches para moradores em situação de rua e pacientes que ficam a espera de atendimento hospitalar nas clínicas da região.


"A Ação Social ensina muito mais do que qualquer aula. Ganhamos experiência e isso é muito importante para a construção de cidadania, para ter empatia e para não julgar os outros", afirmou Pedro Campana.

Em 2015, três finalistas eram alunos do Colégio Cruzeiro: Bruna Olinto, Marina Freitas e Bárbara Dias.

Bruna Szabo Olinto

Ex-integrante do núcleo Reforço Escolar, Bruna desenvolvia atividades de Matemática para alunos do 6º ao 9° ano do Ensino Fundamental, trabalhando com eles desde conceitos mais básicos, como as quatro operações, até equações quadráticas.

Marina Freitas

Ex-integrante do núcleo Liderança Comunitária, Marina ajudava a ONG Maria de Lourdes captando doações de diversos materiais e organizando visitas e eventos na Organização.

Bárbara Mello e Dias

Ex-integrante do núcleo Liderança Comunitária, Bárbara era altamente engajada na produção e realização do evento Curta a Praça, uma das ações do núcleo de atuação Liderança Comunitária, que consiste na revitalização da Praça da Cruz Vermelha, no Centro do Rio de Janeiro.

Prêmio Prudential Espírito Comunitário

Alunas do Colégio Cruzeiro integraram o grupo de 26 premiados no Prêmio Prudential Espírito Comunitário, que reconhece as iniciativas de jovens de 15 a 19 anos da cidade do Rio de Janeiro voltadas para a melhoria de vida de suas comunidades.


Bruna Olinto e Marina Freitas, das turmas 202 e 302 da unidade Jacarepaguá, e Bárbara Mello e Dias, da turma 302 do Centro, receberam suas medalhas em cerimônia realizada no Windsor Copacabana, no dia 10 de dezembro, em reconhecimento por seus trabalhos realizados junto ao projeto de Ação Social do Colégio Cruzeiro: "A formação cidadã na escola".


Bruna Olinto atua na frente de Reforço Escolar, na qual ministra aulas de Matemática para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, apresentando desde conceitos básicos, como as quatro operações, até equações quadráticas.


Já Bárbara Dias participa do Curta a Praça, projeto desenvolvido pela frente de Liderança Comunitária com o objetivo de revitalizar culturalmente a Praça da Cruz Vermelha, no Centro do Rio de Janeiro.


Marina Freitas, por sua vez, está envolvida no trabalho da frente de Liderança Comunitária que atua no Lar Maria de Lourdes, instituição que presta atendimento a deficientes físicos e mentais. Marina foi a responsável por motivar o grupo a continuar o trabalho, que consistia em doações, visitas e organização de eventos na instituição.

Os três primeiros lugares ficaram com Julia Guimarães, do Service Oriented Students (SOS), da Escola Americana do Rio de Janeiro; Ana Clara Mesquita, voluntária da ONG TETO; e Thaís Mendes, que participa de um projeto escolar na E.T.E. Juscelino Kubitschek. Além do prêmio em dinheiro concedido às três jovens vencedoras, os dois primeiros lugares ganharam, também, uma viagem aos Estados Unidos para representar a versão brasileira do prêmio na confraternização do Spirit of Community Awards, premiação mundial da Prudential, que reúne jovens voluntários de sete países.