Projeto

A FORMAÇÃO CIDADÃ NA ESCOLA

Cidadania e solidariedade também se aprendem na escola

Mudança. Solidariedade. Empatia. Cidadania. Preocupação e cuidado com o próximo. A partir do que vêem, percebem e sentem, jovens alunos do Colégio Cruzeiro - Instituição mantida pela Sociedade de Beneficência Humboldt -, iniciaram, em 2006, um belo projeto de Ação Social. De lá para cá, as ações realizadas já ajudaram a transformar a vida de mais de 30 mil pessoas.

As ações se multiplicaram e, mais de 10 anos depois, ocorrem nas unidades Centro e Jacarepaguá do Colégio e se dividem em 13 núcleos fixos de atuação: Arte e Sustentabilidade, Apoio Escolar, CantAção, Conto de Histórias, Convivência, Corpo em Ação, Corpo em Movimento, Deutsch Lernen, HEMORIO, INTO, INCAvoluntário, Gestão Social e Portas Abertas, além dos núcleos independentes Ambiente de Transformação, Dialogando na Escola e a parceria com a Organização Internacional TETO.

Em cada núcleo, são trabalhadas questões sociais e de convivência, além de questões ambientais como consumo consciente e reaproveitamento de materiais. Assuntos que reforçam e ajudam a desenvolver a consciência cidadã, o cuidado e a preocupação com o bem-estar do outro. Este ano, por conta da pandemia, as atividades serão realizadas remotamente.

O Colégio acredita, sobretudo, que a oportunidade de conviver com realidades diferentes possibilita a humanização das relações. E esse é um dos principais pilares da Instituição, que promove a criação de vínculos, ponto superimportante nas ações desenvolvidas, demonstrando que o trabalho realizado não é algo pontual, mas sim contínuo. O acolhimento e a sensibilização conquistada inspiram a continuidade do Projeto. Percebemos que juntos somos mais fortes e capazes de atuar de forma mais ativa na construção de uma sociedade mais consciente, solidária, justa e feliz.

Integrantes da frente Corpo em Movimento Ação Social do Colégio Cruzeiro - Unidade Jacarepaguá. 2019
Integrantes da frente Conto de histórias Ação Social do Colégio Cruzeiro - Unidade Centro. 2019

Como resultado ao trabalho que vem sendo desenvolvido, em 2014, o Colégio recebeu o título de Escola associada à UNESCO, com o seu Programa de “A Formação Cidadã na Escola”. A UNESCO considera que instituições associadas trabalham para apoiar a colocar em prática a compreensão internacional, a paz, o diálogo intercultural, o desenvolvimento sustentável e a educação de qualidade.

Além da certificação da UNESCO, o Projeto - por três vezes, em 2011, 2013 e 2016 - ficou entre os finalistas do Prêmio Escola Voluntária, tendo em 2013 conquistado o terceiro lugar. Em 2016, durante realização da 15° Edição do Prêmio Escola Voluntária, o Projeto recebeu menção honrosa.

Em vários momentos do ano, também são realizadas campanhas pontuais para a doação de diferentes materiais. No “Dia Solidário”, por exemplo, os alunos voluntários e seus familiares arrecadam toneladas de produtos não-perecíveis que são destinadas às instituições parceiras. Outra grande campanha realizada é a “Campanha de Apadrinhamento”, na qual, a cada ano, aproximadamente 1.000 crianças são apadrinhadas e ganham muito amor, carinho, atenção, além de brinquedos e roupas.

Para o Colégio Cruzeiro, desenvolver em seus alunos o protagonismo é algo fundamental, pois, quando se é protagonista da própria vida e de suas decisões, mais seguro e consciente se estará para participar e atuar nas decisões e ações da sociedade.

Somos quem faz diferente e buscamos fazer a diferença na vida das pessoas, muitas vezes com gestos simples de cuidado, solidariedade e amor. Somos gente que muda o mundo. Somos e sabemos que podemos e devemos fazer muito mais.

Resultados 2021

Confira o relatório anual do Projeto de Ação Social para o ano 2021

Resultados 2020

Confira, ao lado, o relatório anual do Projeto de Ação Social para o ano 2020.

Resultados 2019

Com orgulho e gratidão, compartilhamos nossas ações de 2019.

O Projeto de Ação Social apresentou seus expressivos resultados na última Assembleia Geral Ordinária (AGO).