Ambiente de Transformação

Renovação: ação de modificar para melhor. É com esse foco que o núcleo Ambiente de Transformação desenvolve o seu trabalho.

Criado em 2006, este núcleo independente atende a comunidade local, o público externo de forma geral, além de colaboradores do Colégio e seus parentes que desejam e sonham ser alfabetizados.

Até o ano de 2022, aproximadamente 596 pessoas já foram beneficiadas, tendo alguns prosseguido os estudos, concluindo o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

As aulas, realizadas durante a semana no turno da noite, acontecem nas instalações do Colégio Cruzeiro, unidade Jacarepaguá. Divididos em 2 turmas – uma do 1º ao 3º ano e outra que engloba o 4º e 5º anos, ambas do Ensino Fundamental –, os alunos possuem aulas de Português, Matemática, Ciências, História e Geografia, além de atividades extras de Educação e Tecnologia e Apreciação Musical.

Totalmente gratuita, a ação também oferece uniforme, material escolar e lanche aos participantes.

"Quando chegam aqui, essas pessoas possuem apenas um sonho: aprender a escrever os seus nomes. Com o decorrer do processo, percebem que são capazes de aprender muito além e isso os torna pessoas mais confiantes e seguras", comenta Sônia Ferreira, Professora do núcleo.

Para eles, uma oportunidade única de construção das suas identidades. Para nós, a certeza de que podemos fazer sempre melhor.