Gestão Social

Organizar-se comunitariamente, transformando a comunidade local em um lugar melhor e mais igualitário para se viver. Esse compromisso com o bem-estar da sociedade é uma das principais metas do Núcleo Gestão Social, que tem como principal objetivo o protagonismo juvenil por meio da promoção de projetos de gestão social, que visam criar empreendimentos inovadores nas áreas social, cultural, econômica e/ou ambiental na comunidade escolar e em seu entorno.

Para conquistar esse objetivo, desde 2014, alunos e responsáveis da unidade Centro se reúnem para organizar a revitalização social e cultural da Praça da Cruz Vermelha, no Centro do Rio de Janeiro.

O evento, que acontece aos domingos (em datas agendadas) ao longo do ano, oferece diversos serviços à população do entorno e às pessoas em situação de rua, como: atendimento médico, dentista, corte de cabelo, design de sobrancelhas, Justiça Itinerante – com retificação de registro civil, conversão de união estável em casamento, reconhecimento de paternidade, entre outros.

Dentre as atividades culturais, são oferecidas oficinas de dança, leitura de histórias e pinturas de rosto.

Ainda neste núcleo de atuação, em Jacarepaguá, acontecem encontros com refugiados venezuelanos na SOS Aldeias Infantis.

Sobre a ONG Aldeias Infantis SOS

A ONG atua, no Brasil, há 55 anos cuidando de crianças, adolescentes, jovens e famílias que perderam o direito ao cuidado parental ou que estão em risco de perdê-lo. Atualmente, acolhe solicitantes de refúgio e migrantes venezuelanos que estavam há meses vivendo de forma precária em Boa Vista (Roraima).